SABERES, PRÁTICAS E REALIDADE SOCIAL: QUAL A SUA RESPONSABILIDADE?
O evento será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2010 na Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Barris e tem o intuito de propiciar um espaço de debate e reflexão sobre os saberes, práticas e atuação de asilos e orfanatos na sociedade e pensar no compromisso individual com a inclusão social. O trabalho nas instituições que atendem crianças e idosos é indispensável para assegurar a cidadania, recuperação e/ou reabilitação das pessoas atendidas.
O evento constituirá uma oportunidade de desenvolvermos conhecimentos para uma ação profissional em benefício da sociedade, reconhecendo que todo profissional, e em especial o pedagogo, não está isolado do contexto global, e como parte da comunidade precisa estar sensível às necessidades dos diferentes espaços sociais.
Sendo assim, será bastante construtivo para profissionais de todas as áreas atuantes ou em formação, que pretendem desenvolver-se profissional e principalmente pessoalmente para ações não assistencialistas.
PÚBLICO ALVO:
-Pedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, administradores, profissionais das áreas de educação e saúde e interessados na temática.
- Coordenadores de cursos das áreas de educação e saúde;
- Diretores e coordenadores de escolas públicas e privadas;
- Parlamentares que atuam na área de educação e saúde;
- Representantes de entidades/instituições – asilos e orfanatos.
TEMÁTICA DAS MESAS:
Mesa 1: A formação acadêmica em debate – Idosos e crianças/asilos e orfanatos – saberes, práticas e realidade social: qual a sua responsabilidade?
Mesa 2: Invisibilidade e negação: a representação social de asilos e orfanatos
Mesa 3:O compromisso social da formação acadêmica e as demandas sociais emergentes
Mesa 4: Institucionalização: o “novo” modo de habitar