SOLIDARIEDADE – Entidades sobrevivem com dificuldades e aguardam doações
Idosos pedem visitas e ajuda aos asilos neste Natal
Carência é a palavra que melhor explica a situação das unidades de abrigo de idosos, como o Lar Irmã Maria Luiza, na Cidade Baixa. Desde a alimentação às visitas, tudo é obtido com dificuldade. A situação do lugar se assemelha à de outras entidades. Os idosos esperam que, movidas pelas ações de caridade neste Natal, as pessoas façam doações e, sobretudo, visitas.
Dividida em três unidades – uma no Largo dos Mares, a segunda nos Mares e a terceira no Caminho de Areia -, a instituição atende 87 idosos, alguns com deficiência. A presidente do Lar Irmã Maria Luiza, a irmã Cícera, conta que as dificuldades são grandes para dar conta da manutenção das unidades. “Temos de pagar a 30 funcionários, alimentar, cuidar e tratar os pacientes. A gente precisa de material de limpeza, fralda geriátrica e precisa pagar os aluguéis que estão atrasados”, conta a irmã.
Ela conta que as visitas dos familiares aos idosos são escassas e, muitas vezes, é preciso ligar para que os parentes apareçam. No Abrigo São Gonçalo, situado na Boa Viagem, que também acolhe idosos, as visitas de familiares já não são esperadas. Os 55 idosos que vivem no local já foram abandonados pelos parentes e amigos.
O responsável pelo abrigo Gabriel Dias, diz que “o desafio é motivar os idosos e proporcionar qualidade de vida, quando a instituição luta para não fechar as portas”. Por isso, Dias enfatiza que, além das doações, “as visitas são imprescindíveis, não só no Natal”.
Além de produtos de limpeza e fraldas para os idosos, os alimentos perecíveis – carnes, temperos e frutas – aparecem na lista dos itens mais necessários nessas instituições. O Asilo São Lázaro, no Jardim Nova Esperança, abriga 97 idosos. A gerente-geral, Vanda Luz, conta que as pessoas não doam alimentos perecíveis, “é de que neste momento mais precisamos”.
Fonte: Karina Costa/Jornal A Tarde (18/12/2010)
Pensando na sua responsabilidade social para com esses atores sociais e devido a necessadidade do local, o G-PEAC (Grupo de Pesquisa: Educação, Aprendizagem em Colaboração) decidiu repassar as doações recebidas no seminário "Idosos e Crianças/ Asilos e Orfanatos - Saberes, Práticas e Realidade Social. Qual a sua responsabilidade", para o Lar Irmã Maria Luiza.
Desde já agradecemos, a todos que estiveram presente, pelas doações. E aproveitamos para reforçar a nossa campanha "FAÇA UM NATAL DIFERENTE: FAÇA A DIFERENÇA", visite asilos e orfanatos, conte uma história, escute várias histórias. Faça sua parte!
Até o próximo seminário sobre Idosos e Crianças/Asilos e Orfanatos.
Endereços para doações e visitas
ABRIGO SÃO MIGUEL
Rua da Boa Viagem, n° 161, Boa Viagem. Entre a Igreja da Boa Viagem e o Forte de Monte Serrat. Tel.:3314-8267
LAR MARIA LUIZA
São três unidades. Endereços: Largo dos Mares, na Rua do Imperador, n°31/ Avenida Tiradentes, n°215, Caminho de Areia/ Rua Conselheiro Zacarias, n° 19. Tels.: 3313-6577/ 3315-2451/3314-2885
ASILO SÃO LÁZARO
Estrada Velha do Aeroporto, km-6, Jardim Nova Esperança. Tel.:3393-4448
CENTRO SOCIAL SEMESTES
Vale dos Lagos – Estrada da Muriçoca. Tel.:3393-9866