Uati do Campus XIV participa da organização de fórum nacional em defesa do idoso
O programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) do Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité, está participando da organização do I Fórum Permanente Nacional de Entidades em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, previsto para acontecer em novembro deste ano, em Salvador.
No próximo mês de fevereiro, as outras 15 unidades da Uati da UNEB, além da de Conceição do Coité, devem se reunir para definir a participação no fórum. De acordo com Sônia Bamberg, vice-coordenadora da Uati do Campus I, em Salvador, o encontro será agendado para o dia 17 ou 18.
“Com a ampla presença do programa no interior do estado, estamos conquistado um papel de destaque na militância em prol das pessoas idosas”, definiu Carlos Henrique Valença, coordenador da Uati no Campus XIV.
Para Valença, essa liderança deve ser usada para apoiar a criação de conselhos municipais em defesa desse segmento da população: “Vamos defender essa ideia no fórum”, sinalizou.
A criação do fórum esteve na pauta de debates do último Encontro Nacional de Fóruns Permanentes da Sociedade Civil de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: Transformando a História das Relações, realizado no final do ano passado, na cidade de Caucaia, no Ceará.
Nesse encontro, foi constituído um coletivo de organizações da sociedade civil que está responsável pela coordenação do evento na capital baiana.
Pela UNEB, participaram do encontro, além de Carlos Henrique, a professora e a estudante da Uati de Conceição do Coité Renata Ribeiro e Laurita Simões, respectivamente.
O evento no Ceará reuniu diversas entidades da sociedade civil de todo o país no debate de ações e estratégias de diálogo com o poder público, com o objetivo de assegurar a aplicação de direitos já previstos em lei − a exemplo do estatuto do idoso – e garantir a criação de um plano nacional de políticas públicas para esse segmento.
“Precisamos reconhecer todos os parceiros que trabalham com pessoas que estão na melhor idade, seja organizações beneficentes, seja o poder público, seja a esfera privada. Acreditamos que a humanidade caminha em direção à liberdade, igualdade e fraternidade”, ponderou Carlos Henrique.
Novos encontros serão agendados para decidir local, programação e outros parceiros para a primeira edição do fórum permanente.
A Uati, implantada no Campus XIV em 2007, já beneficiou cerca de 600 idosos com cursos de educação física, inclusão digital, história, teatro, dança moderna e artesanato.
Atualmente, o programa da UNEB, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), atende a cerca de 2,5 mil estudantes da terceira idade em 16 campi da universidade, na capital e em cidades do interior.
0 comentários:
Postar um comentário