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Simpósio Memória (Auto)Biografias e Ruralidades

O Simpósio Memória, (Auto)Biografia é uma ação do grupo de pesquisa (auto)biografia, formação e historia oral (GRAFHO), do programa de pós-graduação em educação e contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que ocorre no âmbito do movimento biográfico e vem, cada vez mais, se consolidando no território das historias e perspectivas de socialização. Trata-se de uma atividade de pesquisa-formação de produção do conhecimento no domínio da pesquisa (auto)biográfica, que tem como objeto de estudo o sujeito e sua historia de vida.

A edição este ano, que esta sendo realizada no Teatro da UNEB, entre 02 e 03 do corrente mês, traz como enfoque especifico o tema Ruralidades, este que por sua vez, esta vinculado à pesquisa “Ruralidades diversas - diversas ruralidades: sujeitos, instituições e práticas pedagógicas das escolas rurais – Bahia/Brasil”. O objetivo desta edição é discutir questões teórico-metodológicas e aprofundar dimensões vinculadas às práticas educativas, especificamente nos diversos domínios da pesquisa (auto)biográfica, focalizando saberes biográficos, a historicidade das aprendizagens e os dispositivos de atuação docente em contextos educativos rurais; além de ampliar a articulação entre grupos de pesquisa, através da socialização de experiências de pesquisa-ação-formação, contemplando outras reflexões, e tomando os contextos educativos rurais como objeto de analise e produção de conhecimento no campo da pesquisa (auto)biográfica, ao lado de questões como processos migratórios, memória, trabalho pedagógico e formação docente.

1° dia do simpósio: 02 de agosto de 2010

A abertura do evento contou com a participação do magnífico reitor da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Lourisvaldo Valentim da Silva; José Cláudio Rocha da PPG; Adriana Marmori da PROEX; Antônio Dias Nascimento do PPGEduC; Elizeu Clementino de Souza - UNEB; João Santana do PPGEL.

A mesa de abertura trouxe o tema Pesquisa (auto)biográfica: relações de colaboração e desafios contemporâneos. Fizeram parte da mesa a professora Christine Delory-Momberger da Universidade Paris 13, contando um pouco do seu trabalho no Laboratório EXPERICE (Experiência, Recursos culturais, Educação), um centro que investiga o papel da experiência no processo de aprendizagem em crianças e adultos; o professor Daniel Suarez, da Universidade de Buenos Aires – UBA, falando um pouco sobre a pesquisa narrrativa (auto)biográfica na educação Argentina, que nos ultimos dez anos vem se desenvolvendo de forma significativa; Maria Conceição Passeggi, da Universidade Fedaral do Rio Grande do Norte – UFRN, que tratou dos dispositivos autobiográficos de formação como um elo de cooperação internacional; e Elizeu Clementino de Sousa da UNEB, falando sobre como os relatos, as narrativas (auto)biográficas e as praticas de formação se constituem como dimensões teórico-metodológicas fundantes que mobilizam as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).


Em seguida, tivemos a Exposição de Pôsteres, com a presença dos membros do G-PEAC expondo seus trabalhos.
*Taissa dos Santos Souza – Uma educação possível
*Antonio Reginaldo Almeida Nascimento – A Escola Inclusiva Na Perspectiva Socioicultural: Diário de Bordo e Histórias de Vidas
*Lorena Bárbara da Rocha Ribeiro – O “exercício do silêncio” e a valorização da autoria
*Marcus Vinicius Brandão Santos – Diário Online – Blog: um relato (auto)briográfico
*Vanessa Machado de Jesus – A importância do rememorar através do uso do exercício do silêncio
*Daniele Santana Santos – O uso do diário de bordo como instrumento de registro (auto)biográfico na/da prática do pedagogo em formação.
*Michele Naiane da Silva Santos-A importância dos registros na formação docente


A tarde tivemos a primeira mesa redonda com o tema Experiências em classes multisseriadas: narrativas docentes e práticas de formação, com as professoras:
*Cleide dos Passos Silva Novais - Escola Rural do Mucambo, com o assunto Contar e reiventar-se: as memórias e práticas de professoras em territórios rurais.
*Jesônia Lopes da Silva - SMED Valente, falando sobre a sua experiência quanto as táticas utilizadas em classes multisseriada a partir do uso de metáforas e analogias como forma de fazer com que seus alunos estabelecessem uma relação com saber que fizesse sentido para eles.
*Mariana Martins de Meireles - SEMED Tucano, que tratou do Trabalho docente em classes multisseriadas: dilemas e desafios da profissão em territórios rurais.
*Paula Dávila – IICE, FFyL-UBA, falando um pouco sobre a Documentação Narrativa de Experiência Pedagógicas. Uma modalidade de investigação qualitativa e interpretativa e uma estratégia de formação de docentes centrada na analise reflexiva das práticas pedagógicas.

E ainda as comunicações coordenadas, com a presença da coordenadora do G-PEAC, professora Patrícia Magris, apresentando seu trabalho intitulado Bordando sentido e mapeando possibilidades cambiantes: a escrita de si em “cartas”, “diários de bordo” e “exercícios do silêncio”


Até a próxima postagem!!

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