20:34

Diretor do DEDCI - UNEB comenta sobre o reconhecimento do curso

A partir de hoje e durante os próximos  dois dias o Ministério da Educação (MEC) estará na Universidade do Estado da Bahia -Dep. Educação - Campus I (UNEB - DEDCI),   para a auditoria afim de estabelecer o reconhecimento do curso de Pedagogia em suas habilitações (infantil, gestão, anos iniciais e plena). 

Certamente um passo importante não só para o departamento e a UNEB de forma geral, como também para os já graduados que tem a necessidade de conseguir seus diplomas através deste reconhecimento oficial.

Abaixo escute as considerações do Diretor do Departamento de Educação - Campus I, Antônio Amorim sobre essa visita, que promete ser o ápice da sua gestão frente ao nosso departamento, caso se concretize os intentos do reconhecimento.



Amanhã dia 27/07/2010 as 09h no Auditório Jurandir Oliveira - Dep. Educação, haverá uma reunião entre as representantes do MEC e os estudantes. Já pela tarde as14h haverá uma reunião com os docentes do departamento. 



Revisão & Colaboração no Post: Cleo Ricardo - WebMaster do Blog "A centelha"
Leia mais...

21:50

[Considerações Finais] - 10ª Jornada Internacional de Educação da Bahia

Olá pessoal, 


Nesses três dias, 20 à 22, participei da 10ª Jornada Internacional de Educação da Bahia, e agora vamos as considerações finais sobre o evento.
Todas as considerações foram feitas com base em conversas com os participantes, monitores e organizadores da "Futuro Eventos" tanto do evento como o do próprio local de exposição "Centro de Convenções". 


Organização: 10
Pessoal muito bem treinado e orientado. É difícil encontrar um evento que não tenha problemas de contradição de ordens dadas ao monitores ou falta de informações para os mesmos, mas coerentemente a Futuro Eventos trata de contratar sempre a mesma equipe para o evento, tornando assim os monitores já acostumados ao clima e funções a fazer, alguns dele já participam do evento desde sua primeira edição. Mesmo assim a organização não deixa de re-treinar os mesmo para fazer um trabalho competente e de qualidade. 
Sempre muito gentis e prestativos, seguem as regras a risca e não se irritam nem pelos participantes mais desaforados, que sempre existe em alguns eventos. 

Recursos Tecnológicos: 10
Utilizando um sistema eletrônico para monitorar a entrada dos participantes as palestras, no qual consistia em um crachá do participante com um código de barra para leitura automática em um leitor com o monitor, esses responsável pelo corredor das palestras, o que brilhantemente evita gastos e perda de tempo com assinaturas em listas de presenças, agilizando de forma significativa o trabalho do monitor e a chegada do participante em sua sala. No crachá além do código de barras havia também o número correspondente as palestras inscritas pelo mesmo, facilitando assim ao participante a sua localização em meio as inúmeras atividades do evento.
Em todas as apresentações que participei não houve defeito nos equipamentos como: datashow, microfone, iluminação, notebooks, entre outros. Mostrando sempre que havia tido um teste prévio antes de cada apresentação.

Sinalização e Ambiente: 8,5
Bem, a sinalização do evento não foi precária, nem tão pouco inexistente, mas por ocorrer apenas no 4º andar, local de grande movimentação e da maioria das palestras, fica um pouco difícil para quem não é de Salvador saber em que local está ocorrendo o evento, visto que desde a entrada do centro de convenções até sua chegada no 3º andar não há um cartaz sobre o evento ou nada que indique que ele está ocorrendo. O mesmo acontece com os monitores, todos localizados no 4º andar o que priva os participantes de dúvidas recorrentes que possam vim a acontecer em andares inferiores.
O ambiente foi sensacional. Muitos stands, uma boa organização, o que facilita muito a locomoção do grande numero de participantes. Ainda assim não se podia evitar que ficasse tão apertado ao termino das palestra já que o número de participantes ultrapassava os oitocentos no salão principal. Novamente todos os stands se encontravam no 4º andar o que dificultava a visão dos mesmo em meio a multidão.
As salas por sua vez bem climatizadas garantiam uma gostosa sensação ao se entrar, contudo o mesmo não ocorria ao sair delas pois o clima muitas vezes estava mais quente ou mais frio. Não soube o que ocorreu, mas muitas vezes tinha uma leve sensação de que o saguão não tinha climatização pois estava levemente abafado. Outro fator um pouco perturbador eram as escadas e elevadores sempre muito congestionadas e lentas em meio a saída dos participantes para o almoço ou no termino do evento, o que talvez pudesse ser evitado com sinalizações para saídas auxiliares, essas eram pouco visíveis e nada sinalizadas.
Com grande numero de rampas e banheiros para deficientes o local foi bom, mas não em total, faltando apenas a pista tátil para os deficientes visuais.

Alimentação e Restaurantes: 4,0
Talvez não tenham tido tempo para pensar nisso em meio as grandes produções e organizações que houve no evento, mas o número de postos de alimentação se limitava a dois, um no terceiro andar geralmente fechado, aberto algumas vezes quando havia atividades no mesmo e o outro no quarto andar local de grande movimentação, mas com um quiosque pequeno e limitado em sua variedade de escolha e com preços nada chamativos, apesar do grande estoque de alguns itens. Isso não desqualifica o evento, porém são situações como essas que devem ser pensadas aos que estão hospedados em hoteis e/ou pousadas longes ou que não tem condições de sair do evento em seus intervalos e andar pelo bairro procurando um local bom e talvez barato para se comer. Lembrando novamente que estávamos sempre no quarto andar, muitas vezes era cansativo ou desmotivante descer quatro andares para depois subi-los novamente, sendo assim tínhamos que nos render ao único quiosque com sua variedades e preços.
Outro fator bem chato é que próximo ao local só havia um restaurante, ou melhor, um rodízio ao estilo churrascaria, para quem conhece o local "centro de convenções" sabe de qual estou falando, o mesmo que apesar de próximo não era nem para todos os gostos e nem bolsos. O local mais próximo para uma boa refeição seria se aventurar pelo bairro Boca do Rio e tentar achar algo que o agradasse, o que mesmo assim custaria uma significativa caminhada até achar um local agradável.
São essas pequenas coisas que devem ser pensadas visto que alguns eventos disponibilizam venda de refeição para facilitar a vida dos mais idosos e/ou os de pouco orçamento. O 3º andar poderia ser usado facilmente para a contratação de um buffet para a venda de alimentos ou um utilização melhor do espaço para alguns stands de alimentação.

Trânsito e Transporte: 7,0
Local de fácil acesso, não houve um só dia com congestionamento ou desorganização no estacionamento. Porém o que muitos reclamaram foi do preço absurdo do estacionamento no local do evento, podendo-se caracterizar como desorganização, já que a promotora do evento poderia ter negociado com a empresa do estacionamento para disponibilizar um preço mais acessível, já que em suas redondezas não havia um local próximo para estacionar seu veiculo. 
Agora os que tinham que se preocupar com o transporte publico ficaram em maus lençóis, pois em sua proximidade havia apenas dois pontos de  ônibus, sendo que os dois são de mesma via e com poucas opções, fazendo com que muitos recorressem a taxis ou dois transportes até sua residência. O mesmo não foi visto por caravanas e mutirões que tinham seus ônibus, vans e carros em seu aguardo na saída do evento.

Palestrantes: 10
Com sua vasta variedade e qualidade de profissionais o evento não poupou esforços para chamar pessoas do mais alto gabarito, tanto nacional como internacional. Foram por volta de 29 Docentes diferentes em meio a 32 palestras, 5 conferencias e 3 eventos extras, esses ótimos para o pessoas que gostam de tirar fotos, dúvidas, conversar ou pegar autógrafos com os Docentes palestrantes e conferencistas.

Horário e Atividades: 9,0
Com um horário bem equilibrado, as atividades tiveram um intervalo perfeitamente calculado sem que deixasse os participantes muito exaustos depois de algumas atividades seguidas. Claro que com esse tempo demasiadamente bem calculado muitas palestras foram um pouco apressadas, perdendo alguns conteúdos significantes, porém não perdendo sua essência. Alguns palestrantes reclamaram do tempo, não que este não tivesse sido suficiente, mas a empolgação vista nos participantes dava abertura e motivação para querer dar mais e muito melhor seus conteúdos. Isso foi resolvido de forma bem agradável, com uma conversa descontraida com os participantes ao final de cada palestra, idéia essa dos próprios docentes palestrantes.
O tempo não foi o pior inimigo, mas muitas vezes também não era muito amigável, já que entre uma palestra e outra  tinha um tempo bom para um descanso ou lanche, mas para os de grande empolgação e pequena queda na taxa de disposição o tempo ficava curto já que não tinha muito o que fazer nos 45minutos de intervalo. Mesmo assim esses intervalos eram ótimos para uma pequena exploração ainda que com pouca variação.
É certo que o tempo de intervalo proporcionou um ótimo dialogo com os docentes após as palestras , mas certamente foi o vilão de muitos no sentido de esperar entre atividades, nada que uma boa conversa com um participante não resolva.

Divulgação e Informação: 2,0
Essa foi uma nota difícil, mas justificada logo a seguir.
Um site bem estruturado com uma organização impecável e folders visualmente facílimo de se ler, mas também é justamente nesse quesito que o folder mais peca. Falta inclusão nos folders, revistas, certificado, crachá de identificação e outros materiais promocionais.
Tive a oportunidade de trabalhar no evento e testemunhar uma cena, ao meu ver, bizarra. Acompanhei um senhor, deficiente visual, que não tinha a menor possibilidade de se utilizar dos materiais, pois os mesmo não apresentavam nem tão pouco autorelevo, letras em maior proporção, letras contrastantes ou leitura em braille. O mesmo não foi pensado pelos expositores que esqueceram de proporcionar essa maior inclusão dos participantes.
Apesar de alguns acharem um tanto quanto radical a nota acima, perceba que todos os materiais eram planos e impossíveis de leitura já que apresentava uma fonte extremamente pequena.
Problema esse que poderia ter sido facilmente resolvido com uma inscrição onde houvesse o tipo de questão onde pudesse se esclarecer algum tipo de necessidade do participante.
Por fim foi uma das grandes faltas do evento sem uma aparente solução até o final do mesmo.

Materiais Promocionais: 6,5
Teve uma variedade boa (Canetas, Revistas, Mochila, entre outros), mas o público já veterano reclamou da repetitiva mochila, essa que poderia ter variado entre diversos modelos existentes. No mais, não houve uma reclamação sobre a qualidade dos mesmos ou da quantidade, talvez apenas pelo fato de um item não apresentar nenhuma originalidade em comparação aos anos anteriores do evento. A única falta considerável é novamente a falta de materiais com algum tipo de acessibilidade para pessoas de alguma deficiência.



GERAL: 10+10+8,5+4+7+10+9+2+6,5 = 67 + 5,0(Bonus*) = 72 
*bonus proveniente de visão geral.
No geral o evento foi bom. Entretanto algumas discussões  em  palestras deixaram um ar de poucas novidades, apenas novas perspectivas e reflexões. Trabalhando em sua grande maioria a auto-estima do profissional e releitura de conceitos. Certamente foi ,e é um ótimo evento e muito memorável com excelentes profissionais e ótima organização, os pequenos erros podem ser facilmente corrigidos através de uma pesquisa ou um planejamento, priorizando pequenos detalhes que ao final podem ser mais relevantes que os problemas mais graves a serem esquematizados e eliminados.
Sendo assim tenho somente a agradecer por toda a organização e colaboradores pelo excelente trabalho que fizeram em concretizar um evento que certamente requer tempo, trabalho e responsabilidade.




Revisão do Post: Cleo Ricardo - WebMaster do Blog "A centelha"
Leia mais...

07:47

[3ª Dia] - 10ª Jornada Internacional de Educação da Bahia

Olá pessoal,

Último dia do evento infelizmente. Mas que certamente deixará ótimas recordações para os participantes e para você que acompanhou o blog.


A primeira palestra assistida por mim foi "Pequenas Mudanças em Sala de Aula fazem Grande Diferença" com o professor Serrano Freire.

Com muito humor e descontração, o professor cativou o público rapidamente.
A ênfase foi sobre a importância da técnica de relaxamento em sala de aula e a música.

Nenhuma sala de aula vai mudar se eu não mudar primeiro!

Em poucas palavras o Profº. Serrano conseguiu expressar a importância do professor se auto-avaliar antes de julgar o estudante ou uma classe. Apesar de estarmos em uma era de novas tecnologias e novos recursos, muitos professores continuam com o mesmo perfil de décadas atrás. É necessário que o professor se reinvente e reaprenda a maneira de transmitir e compartilhar o seu conhecimento, não deixando que o seu seja mais importante que o do estudante.

Partindo para outra vertente de sua temática o Profº. Serrano falou sobre a auto-estima do professor, que muitas vezes é abalada, não por comentários alheios, mas sim dentro de sua própria categoria, se menosprezando como profissionais.

Segundo Prof. Serrano devemos ter uma auto-estima positiva:
DESTAQUE SEUS PONTOS POSITIVOS "Esqueça seus defeitos e valorize o que você tem de melhor!"

SEJA MENOS CRITICO COM VOCÊ "Lembre-se que errar é humano e podemos sempre melhorar depois, não perca tempo se martirizando haja!"

SE AME
"Antes de ser amado é necessário que você tenha amor próprio!"

Requisitos básicos para que seu trabalho seja feliz, com essas atitudes não só seu trabalho vai mudar, sua sala de aula vai ficar mais agradável se:
  • DESTACAR OS PONTOS POSITIVOS DE SEUS ESTUDANTES.
  • SEJA MENOS CRITICO COM ELES, A CADA ERRO ENTENDA QUE ISSO GARANTE NOVAS POSSIBILIDADE DE VOCÊ ENSINAR E DELE APRENDER.
  • AME-OS.

Em suas considerações finais o professor deixou bem claro que
 
"Tudo o que acontece em sua vida, você: CRIA; PROVOCA;PERMITE"


Pedagogo pela Faculdade de Educação da USP, o Prof. Moisés Zylbersztajn, desde 1983, dedica-se a aplicações da tecnologia no ensino em geral.

Uma das palestras mais esperada por mim, e talvez por isso eu tenha ficado mais empolgado, foi a do Profº Moisés Zylbersztajn - "Tecnologia na Educação: o Uso de Ferramentas Sociais Transformando a Aprendizagem". Entretanto, sua apresentação não me impressionou tanto, mas isso não tira todo o valor que ela teve. Não se engane, não disse que ela foi ruim. Apenas que eu esperava um pouco mais. Talvez por já estar inserido nesses novos meios tenha ficado pouco impressionado com o que o profº falou, já que muitas coisas não eram novidades pra mim. Mas para muitos professores, ainda novatos nas novas mídias, a palestra se caracterizou muito rica em detalhes e informação.
Os exemplos de atividades elaboradas pelo professor, essas sim me deram novas perspectivas, porém nada que eu já não tivesse pensado ou produzido, mudando apenas o suporte midiático utilizado, como o exemplo de um fórum em que as escolas se cadastram e utilizam como um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Todos os links exibidos na palestra foram disponibilizados pelo professor no link
http://www.diigo.com/user/moishe/rsocial. Porém ainda não está on-line o link, aliais um dos motivos para essa postagem ter demorado tanto. Segue também um vídeo apresentado pelo Profº. Moisés sobre redes sociais. Muito interessante e vale muito a pena conferir. Veja abaixo:




Por fim a palestra foi boa, mas, para professores novatos nessas novas linguagens ou ambientes. O professor soube aliar tempo com conteúdo, exibindo diversos ambientes e exemplos de ferramentas sociais, o que garantiu uma explicação mais fácil e bem assimilável para os novatos. Para os veteranos nessa área restou ver a perspectiva do professor sobre a transição da web 1.0 "autoria digital" para a web 2.0 "Produção Coletiva de Conhecimento", que foi feito de forma muito bem explicada, gratificando os já ambientados nas novas tecnologias.


Pierre Levy - Cibercultura [Programa Roda-Viva 08/01/01]



Ouça o PodCast:




Confira a programação completa do dia no link abaixo:
Futuro Eventos



Revisão do Post: Cleo Ricardo - WebMaster do Blog "A centelha"
Leia mais...

20:12

[2ª Dia] - 10ª Jornada Internacional de Educação da Bahia

Olá pessoal,

A programação hoje no evento foi bem empolgante com direito a autógrafos e sessões de fotos com os palestrantes. No total foram 16 palestras divididas em 8 por turno, sendo 13 palestrantes entre as mesmas.


E hoje, talvez um dos dias mais esperados e movimentados do evento, pois teve palestras com a participação desde Dirceu Moreira, António Nóvoa, Monica Gather Thurler, Philippe Perrenoud, Jaime Zorzi, Dirceu Moreira, entre outros...Hoje o evento ficou com uma media entre 600 e 800 participantes ao decorrer do dia.
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI OU NA IMAGEM






















 









Como ainda não sei me clonar tão pouco tenho o poder da onipresença...não pude ir em todas as palestras, que sem sobra de duvidas estavam maravilhosas, cada um de seus palestrantes e suas temáticas eram únicas e realmente deixou a nós participantes aos nervos por não poder assistir todas. Depois desse terrível conflito e de uma certa "luta" para entrar na palestra de Philippe Perrnoud "Por que Construir Competencias a Partir da Escola? Desenvolvimento da Autonomia e Luta contra as Desigualdades.", está já lotada infelizmente, fiquei na palestra de Dirceu Moreira com a temática:
"Psicologia das Relações Humanas Aplicadas à Educação"

 Logo ao inicio mostrou um grande prestigio que tem pelo professor Henrique José de Souza, um grande e renomado intelectual baiano segundo obras citadas na palestra, mas que mesmo assim permanece oculto entre muitos. A partir deste momento ele começou a aborda sobre o "SER PROFESSOR", alguém que deve está apto a ter competências ecléticas, sincréticas e analógicas; um ser que deve saber identificar pontos semelhantes entre coisas diferentes, segundo a idéia que o ser humano é um ser; setuplo em evolução;trinio em manifestação e uno em essência.


O professor exibiu um curta afim de expressar que muitas vezes problematizamos algo tão insignificante que não paramos para pensar que o problema esta em nossa cabeça.



Foi uma palestra muito cheia de significados, além de algumas dinâmicas interessantíssimas. 


Após o intervalo para almoço consegui um feito incrível, entrar na palestra lotada de António Nóvoa. Acredito que não preciso falar o quanto foi boa. 
Com o assunto "Professores Competentes e a Escola de Qualidade", totalmente excelente, iniciando sua palestra com uma reflexão pertinente "Antes de escolher uma profissão tenha certeza que você tem o perfil", com esse perfil o professor não quis dizer o perfil imposto pela sociedade, mas sim, a partir de seu conhecimento de si mesmo,você se considera ter o perfil necessário para ser professor?!  
Pergunta justa e mais do que necessária para se atingir a satisfação profissional. Após esse dialogo com o publico, o professor separou dois períodos históricos em especifico sec. XX e XXI em seguida abordou diversos sub-temas; Escola Ativa; Autonomia dos Educandos; Criança no Centro; Educação Integral; Dando Coerência a Escola Reflexiva.

É preciso da a criança o que ela não tem na sociedade. 
A sociedade aprendeu a mandar todos os problemas dela para a escola.
Ser professor! São os problemas que encontramos que tornam a profissão tão apaixonante.

 O evento foi tão recheado de assuntos que infelizmente não é possível tratar aqui  de maneira que fique tão clara quando é ao vivo.



Depois de muito fazer cara de menino pidão XD, consegui entrar em uma das palestras mais aguardadas do dia Philippe Perrenoud com uma tematica diferente da manhã "Aprender a Negociar a Mudança em Educação. Novas Estratégias de Inovação." Infelizmente por ficar um certo tempo negociando com o monitor para conseguir entrar, perdi o começo da palestra que mesmo assim não perdeu seu significado e coerência. 
Não vou comentar sobre essa palestra por que não cheguei na hora então talvez tenha compreendido outra vertente da temática, mas fica a frase do prof. Perrenoud;
O professor não pode ser o super homem

Tentem interpretar

Ouça o PodCast: 
(Uni todos os depoimentos que fiz em um único arquivo, infelizmente a ultima parte sobre Perrenoud deu erro ao grava e não foi salvo.)







Amanhã é o último dia e com palestras na área de tecnologia.
Leia mais...

20:56

[1ª Dia] - 10ª Jornada Internacional de Educação da Bahia

Olá pessoal,

Hoje dia do amigo, foi a primeira vez que nós do G-PEAC fizemos a cobertura de um evento tão grande
como está sendo a Jornada Internacional e tudo via podcast.
Adorei tudo que vi, a equipe da Futuro Eventos está de parabéns pela organização, me diverti muito nas conferências e ao mesmo tempo trabalhando claro.


Hoje em seu primeiro dia o evento foi recheado de participações, a começa com a ilustre presença de Yves de La Taille famoso educador e psicólogo francês, especializado em desenvolvimento moral que abordou sobre o tema "A Violência e o Despertar do Senso na Infância "





Logo em seguida as 11h começou a conferência "Classificação  ou Aprendizagem? Prêmio, Castigo ou Algo Além disso?" por Celso Vasconcellos.
Infelizmente não consegui acompanhar esse ilustre professor.




Depois de um intervalo para o almoço, começou as 14h  o segundo momento da conferência com Tania Zagury e seu tema "Professor e Aprendiz: Motivação e Aprendizagem". 
Todos os livros da Profª. foram feitos com base em suas coletas de dados e pesquisação.


Em sua conferência tratou de explicar como se da o processo de memória no estudante, trazendo assim diversos ganchos sobre ações incentivadoras que um docente pode ter em sua sala de aula com objetivo de estimular o prazer do estudante em aprender e se recordar de determinados assuntos. 
"O aluno só lembra do que considera importante"
Ouça o PodCast:






    Ações docentes incentivadoras:
    • Relacionar aula e realidade
    • Instigar a perplexidade e/ou curiosidade
    • Provas e Trabalhos corrigidos e comentados
    • Usar fatos recentes (mundo/sociedade/entorno)
    • Utilizar recursos multissensoriais sempre que possível
    • Humor, musicas, personagens de desenhos e cenas de novelas
    • Mudar Metodologias ou rever conceitos não aprendidos 
    • Entre outras ações... 
    Finalizando sua participação, exibiu o vídeo "Até onde vai o seu preconceito".








    O professor Paulo Afonso Ronca falou da "Lei da Inclusão: Por que, Onde e Como Aplicá-la?" partindo do documento de Salamanca para explicar o "porque, onde e como?" da existência da lei de inclusão. 
    Fez fortes criticas a empresas "inclusivas", apesar de em seus anúncios solicitar o cargo para uma pessoa portadora deficiência, a mesma exclui diversos tipos de deficiências de seu perfil de empregado "portado/deficiente" afim de preencher a vaga com um perfil pessoalmente construindo pela empresa.
    Conclui sua explanação com a frase:
    Século XXI - Século das contradições Sociais

    1.  Escute o PodCast:














    Autor do livro “Viva como Você Quer ViverEduardo Shinyashiki, hoje encerrou o primeiro dia do evento de forma soberba através da tematica "A arte de Conviver e do Aprender " O Caminho do Conhecimento"".
    Simplesmente incrível! Sem palavras à altura para descrever essa apresentação, conseguiu aborda uma infinidade de temas em meio a um clima de descontração e bem humorado, criado pelo mesmo pouco antes de começar sua apresentação.


    DNA>Epigenética>Lamarck - Assuntos aparentemente complexos, explicados em poucos minutos (10min.).


    Fez a exibição do vídeo-comercial do "Xbox - Live is Short" (A vida é curta)

    Após o vídeo ele pergunta a platéia "O tempo passa e você está deixando sua marca?"
     



    1.  Ouça o PodCast:





    Prof. Eduardo trouxe inúmeros vídeos e diversas perguntas reflexivas. Muitos sairam do evento com um ar de satisfação, já todos sairam alegres e com novas perspectivas sobre diversos assuntos.

    Obrigado a todos os conferencistas por suas apresentações. 
    Leia mais...

    18:56

    [Seminário]Gestão Hospitalar: Rede InovarH na Eaufba

    A Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (Rede InovarH) realizará no dia 14/07/2010 das 14 às 16 horas, o Seminário “Acompanhamento de pacientes internados e seu impacto no desempenho hospitalar”.

    Interessados que desejem enviar perguntas relacionadas ao tema e obter respostas, poderá fazê-la através do Fórum de Boas Práticas de Gestão pelo link www.inovarh.ufba.br/forum e clicar no guia Seminários Rede InovarH.


    Todas perguntas serão feitas ao vivo no momento do debate no seminário e respondidas neste ambiente após o evento.


    PÚBLICO-ALVO:
    Médicos, Enfermeiros, Odontológos, Fisioterapeutas, Psicólogos, Administradores e demais profissionais que exerçam atividades de liderança em organizações prestadoras de serviços de saúde, nas funções de diretoria, gerência, chefia ou coordenação.


    CONFERENCISTA:


    Dr. Sandro Scárdua, mestre em medicina e especialista em clínica médica e medicina intensiva.


    INFORMAÇÕES:
    INSCRIÇÃO GRATUITA  



    O quê: Seminário sobre Acompanhamento de Pacientes Internados e seu Impacto no Desempenho Hospitalar
    Data: 14 de julho de 2010
    Horário: 14 às 16 horas.
    Onde: Auditório da Eaufba, 1º andar - av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela
    Local: Av. Reitor Miguel Calmon, s/n - Escola de Administração da UFBA (Auditório - 1º andar) - Vale do Canela
    Quando: Dia 14 de julho, quarta-feira, das 14h às 16h


    Informações: 71 3283-7361


    FONTE: Inovarh UFBA
    Leia mais...

    08:48

    Curso analisa significado dos penteados na cultura iorubá


    Promovido pelo Grupo de Estudos Africanos e Afro Brasileiros em Línguas Culturais (Geaalc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, a iniciativa acontece de 27 a 30 de julho, das 13h às 17h, no auditório do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), do Campus I, da universidade, em Salvador.

    Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de julho, presencialmente na biblioteca do Prédio de Pós-Graduação no campus, ou através do e-mail geaalc@gmail.com.

    Estão sendo ofertadas 100 vagas para a comunidade acadêmica e o público externo, com investimento de R$ 40 para estudantes e R$ 60 para demais interessados.
    Leia mais...

    08:34

    Uneb convoca estudantes aprovados para o 2º semestre

    Os estudantes aprovados no vestibular 2010 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para iniciar o curso no 2º semestre devem se matricular entre 12 e 14 de julho. 
    O procedimento deve ser feito no departamento onde o aluno vai estudar entre 8h30 e 12h e das 13h30 às 19h. 


    É necessário levar certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar, RG, CPF, título de eleitor, comprovante de votação da última eleição, certidão de nascimento ou casamento, duas fotos 3x4 e carteira de reservista para homens.





    Edital de matrícula Confira a relação de aprovados em Salvador e interior.

    MAIS INFORMAÇÕES:  UNEB / TEL: (71) 3117-2200     

    FONTE: UNEB  / A TARDE ONLINE
    Leia mais...