20:12

[2ª Dia] - 10ª Jornada Internacional de Educação da Bahia

Olá pessoal,


A programação hoje no evento foi bem empolgante com direito a autógrafos e sessões de fotos com os palestrantes. No total foram 16 palestras divididas em 8 por turno, sendo 13 palestrantes entre as mesmas.


E hoje, talvez um dos dias mais esperados e movimentados do evento, pois teve palestras com a participação desde Dirceu Moreira, António Nóvoa, Monica Gather Thurler, Philippe Perrenoud, Jaime Zorzi, Dirceu Moreira, entre outros...Hoje o evento ficou com uma media entre 600 e 800 participantes ao decorrer do dia.
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI OU NA IMAGEM






















 









Como ainda não sei me clonar tão pouco tenho o poder da onipresença...não pude ir em todas as palestras, que sem sobra de duvidas estavam maravilhosas, cada um de seus palestrantes e suas temáticas eram únicas e realmente deixou a nós participantes aos nervos por não poder assistir todas. Depois desse terrível conflito e de uma certa "luta" para entrar na palestra de Philippe Perrnoud "Por que Construir Competencias a Partir da Escola? Desenvolvimento da Autonomia e Luta contra as Desigualdades.", está já lotada infelizmente, fiquei na palestra de Dirceu Moreira com a temática:
"Psicologia das Relações Humanas Aplicadas à Educação"

 Logo ao inicio mostrou um grande prestigio que tem pelo professor Henrique José de Souza, um grande e renomado intelectual baiano segundo obras citadas na palestra, mas que mesmo assim permanece oculto entre muitos. A partir deste momento ele começou a aborda sobre o "SER PROFESSOR", alguém que deve está apto a ter competências ecléticas, sincréticas e analógicas; um ser que deve saber identificar pontos semelhantes entre coisas diferentes, segundo a idéia que o ser humano é um ser; setuplo em evolução;trinio em manifestação e uno em essência.


O professor exibiu um curta afim de expressar que muitas vezes problematizamos algo tão insignificante que não paramos para pensar que o problema esta em nossa cabeça.



Foi uma palestra muito cheia de significados, além de algumas dinâmicas interessantíssimas. 


Após o intervalo para almoço consegui um feito incrível, entrar na palestra lotada de António Nóvoa. Acredito que não preciso falar o quanto foi boa. 
Com o assunto "Professores Competentes e a Escola de Qualidade", totalmente excelente, iniciando sua palestra com uma reflexão pertinente "Antes de escolher uma profissão tenha certeza que você tem o perfil", com esse perfil o professor não quis dizer o perfil imposto pela sociedade, mas sim, a partir de seu conhecimento de si mesmo,você se considera ter o perfil necessário para ser professor?!  
Pergunta justa e mais do que necessária para se atingir a satisfação profissional. Após esse dialogo com o publico, o professor separou dois períodos históricos em especifico sec. XX e XXI em seguida abordou diversos sub-temas; Escola Ativa; Autonomia dos Educandos; Criança no Centro; Educação Integral; Dando Coerência a Escola Reflexiva.

É preciso da a criança o que ela não tem na sociedade. 
A sociedade aprendeu a mandar todos os problemas dela para a escola.
Ser professor! São os problemas que encontramos que tornam a profissão tão apaixonante.

 O evento foi tão recheado de assuntos que infelizmente não é possível tratar aqui  de maneira que fique tão clara quando é ao vivo.



Depois de muito fazer cara de menino pidão XD, consegui entrar em uma das palestras mais aguardadas do dia Philippe Perrenoud com uma tematica diferente da manhã "Aprender a Negociar a Mudança em Educação. Novas Estratégias de Inovação." Infelizmente por ficar um certo tempo negociando com o monitor para conseguir entrar, perdi o começo da palestra que mesmo assim não perdeu seu significado e coerência. 
Não vou comentar sobre essa palestra por que não cheguei na hora então talvez tenha compreendido outra vertente da temática, mas fica a frase do prof. Perrenoud;
O professor não pode ser o super homem

Tentem interpretar

Ouça o PodCast: 
(Uni todos os depoimentos que fiz em um único arquivo, infelizmente a ultima parte sobre Perrenoud deu erro ao grava e não foi salvo.)







Amanhã é o último dia e com palestras na área de tecnologia.

0 comentários:

Postar um comentário