21:50

[Considerações Finais] - 10ª Jornada Internacional de Educação da Bahia

Olá pessoal, 



Nesses três dias, 20 à 22, participei da 10ª Jornada Internacional de Educação da Bahia, e agora vamos as considerações finais sobre o evento.
Todas as considerações foram feitas com base em conversas com os participantes, monitores e organizadores da "Futuro Eventos" tanto do evento como o do próprio local de exposição "Centro de Convenções". 


Organização: 10
Pessoal muito bem treinado e orientado. É difícil encontrar um evento que não tenha problemas de contradição de ordens dadas ao monitores ou falta de informações para os mesmos, mas coerentemente a Futuro Eventos trata de contratar sempre a mesma equipe para o evento, tornando assim os monitores já acostumados ao clima e funções a fazer, alguns dele já participam do evento desde sua primeira edição. Mesmo assim a organização não deixa de re-treinar os mesmo para fazer um trabalho competente e de qualidade. 
Sempre muito gentis e prestativos, seguem as regras a risca e não se irritam nem pelos participantes mais desaforados, que sempre existe em alguns eventos. 

Recursos Tecnológicos: 10
Utilizando um sistema eletrônico para monitorar a entrada dos participantes as palestras, no qual consistia em um crachá do participante com um código de barra para leitura automática em um leitor com o monitor, esses responsável pelo corredor das palestras, o que brilhantemente evita gastos e perda de tempo com assinaturas em listas de presenças, agilizando de forma significativa o trabalho do monitor e a chegada do participante em sua sala. No crachá além do código de barras havia também o número correspondente as palestras inscritas pelo mesmo, facilitando assim ao participante a sua localização em meio as inúmeras atividades do evento.
Em todas as apresentações que participei não houve defeito nos equipamentos como: datashow, microfone, iluminação, notebooks, entre outros. Mostrando sempre que havia tido um teste prévio antes de cada apresentação.

Sinalização e Ambiente: 8,5
Bem, a sinalização do evento não foi precária, nem tão pouco inexistente, mas por ocorrer apenas no 4º andar, local de grande movimentação e da maioria das palestras, fica um pouco difícil para quem não é de Salvador saber em que local está ocorrendo o evento, visto que desde a entrada do centro de convenções até sua chegada no 3º andar não há um cartaz sobre o evento ou nada que indique que ele está ocorrendo. O mesmo acontece com os monitores, todos localizados no 4º andar o que priva os participantes de dúvidas recorrentes que possam vim a acontecer em andares inferiores.
O ambiente foi sensacional. Muitos stands, uma boa organização, o que facilita muito a locomoção do grande numero de participantes. Ainda assim não se podia evitar que ficasse tão apertado ao termino das palestra já que o número de participantes ultrapassava os oitocentos no salão principal. Novamente todos os stands se encontravam no 4º andar o que dificultava a visão dos mesmo em meio a multidão.
As salas por sua vez bem climatizadas garantiam uma gostosa sensação ao se entrar, contudo o mesmo não ocorria ao sair delas pois o clima muitas vezes estava mais quente ou mais frio. Não soube o que ocorreu, mas muitas vezes tinha uma leve sensação de que o saguão não tinha climatização pois estava levemente abafado. Outro fator um pouco perturbador eram as escadas e elevadores sempre muito congestionadas e lentas em meio a saída dos participantes para o almoço ou no termino do evento, o que talvez pudesse ser evitado com sinalizações para saídas auxiliares, essas eram pouco visíveis e nada sinalizadas.
Com grande numero de rampas e banheiros para deficientes o local foi bom, mas não em total, faltando apenas a pista tátil para os deficientes visuais.

Alimentação e Restaurantes: 4,0
Talvez não tenham tido tempo para pensar nisso em meio as grandes produções e organizações que houve no evento, mas o número de postos de alimentação se limitava a dois, um no terceiro andar geralmente fechado, aberto algumas vezes quando havia atividades no mesmo e o outro no quarto andar local de grande movimentação, mas com um quiosque pequeno e limitado em sua variedade de escolha e com preços nada chamativos, apesar do grande estoque de alguns itens. Isso não desqualifica o evento, porém são situações como essas que devem ser pensadas aos que estão hospedados em hoteis e/ou pousadas longes ou que não tem condições de sair do evento em seus intervalos e andar pelo bairro procurando um local bom e talvez barato para se comer. Lembrando novamente que estávamos sempre no quarto andar, muitas vezes era cansativo ou desmotivante descer quatro andares para depois subi-los novamente, sendo assim tínhamos que nos render ao único quiosque com sua variedades e preços.
Outro fator bem chato é que próximo ao local só havia um restaurante, ou melhor, um rodízio ao estilo churrascaria, para quem conhece o local "centro de convenções" sabe de qual estou falando, o mesmo que apesar de próximo não era nem para todos os gostos e nem bolsos. O local mais próximo para uma boa refeição seria se aventurar pelo bairro Boca do Rio e tentar achar algo que o agradasse, o que mesmo assim custaria uma significativa caminhada até achar um local agradável.
São essas pequenas coisas que devem ser pensadas visto que alguns eventos disponibilizam venda de refeição para facilitar a vida dos mais idosos e/ou os de pouco orçamento. O 3º andar poderia ser usado facilmente para a contratação de um buffet para a venda de alimentos ou um utilização melhor do espaço para alguns stands de alimentação.

Trânsito e Transporte: 7,0
Local de fácil acesso, não houve um só dia com congestionamento ou desorganização no estacionamento. Porém o que muitos reclamaram foi do preço absurdo do estacionamento no local do evento, podendo-se caracterizar como desorganização, já que a promotora do evento poderia ter negociado com a empresa do estacionamento para disponibilizar um preço mais acessível, já que em suas redondezas não havia um local próximo para estacionar seu veiculo. 
Agora os que tinham que se preocupar com o transporte publico ficaram em maus lençóis, pois em sua proximidade havia apenas dois pontos de  ônibus, sendo que os dois são de mesma via e com poucas opções, fazendo com que muitos recorressem a taxis ou dois transportes até sua residência. O mesmo não foi visto por caravanas e mutirões que tinham seus ônibus, vans e carros em seu aguardo na saída do evento.

Palestrantes: 10
Com sua vasta variedade e qualidade de profissionais o evento não poupou esforços para chamar pessoas do mais alto gabarito, tanto nacional como internacional. Foram por volta de 29 Docentes diferentes em meio a 32 palestras, 5 conferencias e 3 eventos extras, esses ótimos para o pessoas que gostam de tirar fotos, dúvidas, conversar ou pegar autógrafos com os Docentes palestrantes e conferencistas.

Horário e Atividades: 9,0
Com um horário bem equilibrado, as atividades tiveram um intervalo perfeitamente calculado sem que deixasse os participantes muito exaustos depois de algumas atividades seguidas. Claro que com esse tempo demasiadamente bem calculado muitas palestras foram um pouco apressadas, perdendo alguns conteúdos significantes, porém não perdendo sua essência. Alguns palestrantes reclamaram do tempo, não que este não tivesse sido suficiente, mas a empolgação vista nos participantes dava abertura e motivação para querer dar mais e muito melhor seus conteúdos. Isso foi resolvido de forma bem agradável, com uma conversa descontraida com os participantes ao final de cada palestra, idéia essa dos próprios docentes palestrantes.
O tempo não foi o pior inimigo, mas muitas vezes também não era muito amigável, já que entre uma palestra e outra  tinha um tempo bom para um descanso ou lanche, mas para os de grande empolgação e pequena queda na taxa de disposição o tempo ficava curto já que não tinha muito o que fazer nos 45minutos de intervalo. Mesmo assim esses intervalos eram ótimos para uma pequena exploração ainda que com pouca variação.
É certo que o tempo de intervalo proporcionou um ótimo dialogo com os docentes após as palestras , mas certamente foi o vilão de muitos no sentido de esperar entre atividades, nada que uma boa conversa com um participante não resolva.

Divulgação e Informação: 2,0
Essa foi uma nota difícil, mas justificada logo a seguir.
Um site bem estruturado com uma organização impecável e folders visualmente facílimo de se ler, mas também é justamente nesse quesito que o folder mais peca. Falta inclusão nos folders, revistas, certificado, crachá de identificação e outros materiais promocionais.
Tive a oportunidade de trabalhar no evento e testemunhar uma cena, ao meu ver, bizarra. Acompanhei um senhor, deficiente visual, que não tinha a menor possibilidade de se utilizar dos materiais, pois os mesmo não apresentavam nem tão pouco autorelevo, letras em maior proporção, letras contrastantes ou leitura em braille. O mesmo não foi pensado pelos expositores que esqueceram de proporcionar essa maior inclusão dos participantes.
Apesar de alguns acharem um tanto quanto radical a nota acima, perceba que todos os materiais eram planos e impossíveis de leitura já que apresentava uma fonte extremamente pequena.
Problema esse que poderia ter sido facilmente resolvido com uma inscrição onde houvesse o tipo de questão onde pudesse se esclarecer algum tipo de necessidade do participante.
Por fim foi uma das grandes faltas do evento sem uma aparente solução até o final do mesmo.

Materiais Promocionais: 6,5
Teve uma variedade boa (Canetas, Revistas, Mochila, entre outros), mas o público já veterano reclamou da repetitiva mochila, essa que poderia ter variado entre diversos modelos existentes. No mais, não houve uma reclamação sobre a qualidade dos mesmos ou da quantidade, talvez apenas pelo fato de um item não apresentar nenhuma originalidade em comparação aos anos anteriores do evento. A única falta considerável é novamente a falta de materiais com algum tipo de acessibilidade para pessoas de alguma deficiência.



GERAL: 10+10+8,5+4+7+10+9+2+6,5 = 67 + 5,0(Bonus*) = 72 
*bonus proveniente de visão geral.
No geral o evento foi bom. Entretanto algumas discussões  em  palestras deixaram um ar de poucas novidades, apenas novas perspectivas e reflexões. Trabalhando em sua grande maioria a auto-estima do profissional e releitura de conceitos. Certamente foi ,e é um ótimo evento e muito memorável com excelentes profissionais e ótima organização, os pequenos erros podem ser facilmente corrigidos através de uma pesquisa ou um planejamento, priorizando pequenos detalhes que ao final podem ser mais relevantes que os problemas mais graves a serem esquematizados e eliminados.
Sendo assim tenho somente a agradecer por toda a organização e colaboradores pelo excelente trabalho que fizeram em concretizar um evento que certamente requer tempo, trabalho e responsabilidade.




Revisão do Post: Cleo Ricardo - WebMaster do Blog "A centelha"

0 comentários:

Postar um comentário