07:47

[3ª Dia] - 10ª Jornada Internacional de Educação da Bahia

Olá pessoal,


Último dia do evento infelizmente. Mas que certamente deixará ótimas recordações para os participantes e para você que acompanhou o blog.


A primeira palestra assistida por mim foi "Pequenas Mudanças em Sala de Aula fazem Grande Diferença" com o professor Serrano Freire.

Com muito humor e descontração, o professor cativou o público rapidamente.
A ênfase foi sobre a importância da técnica de relaxamento em sala de aula e a música.

Nenhuma sala de aula vai mudar se eu não mudar primeiro!

Em poucas palavras o Profº. Serrano conseguiu expressar a importância do professor se auto-avaliar antes de julgar o estudante ou uma classe. Apesar de estarmos em uma era de novas tecnologias e novos recursos, muitos professores continuam com o mesmo perfil de décadas atrás. É necessário que o professor se reinvente e reaprenda a maneira de transmitir e compartilhar o seu conhecimento, não deixando que o seu seja mais importante que o do estudante.

Partindo para outra vertente de sua temática o Profº. Serrano falou sobre a auto-estima do professor, que muitas vezes é abalada, não por comentários alheios, mas sim dentro de sua própria categoria, se menosprezando como profissionais.

Segundo Prof. Serrano devemos ter uma auto-estima positiva:
DESTAQUE SEUS PONTOS POSITIVOS "Esqueça seus defeitos e valorize o que você tem de melhor!"

SEJA MENOS CRITICO COM VOCÊ "Lembre-se que errar é humano e podemos sempre melhorar depois, não perca tempo se martirizando haja!"

SE AME
"Antes de ser amado é necessário que você tenha amor próprio!"

Requisitos básicos para que seu trabalho seja feliz, com essas atitudes não só seu trabalho vai mudar, sua sala de aula vai ficar mais agradável se:
  • DESTACAR OS PONTOS POSITIVOS DE SEUS ESTUDANTES.
  • SEJA MENOS CRITICO COM ELES, A CADA ERRO ENTENDA QUE ISSO GARANTE NOVAS POSSIBILIDADE DE VOCÊ ENSINAR E DELE APRENDER.
  • AME-OS.

Em suas considerações finais o professor deixou bem claro que
 
"Tudo o que acontece em sua vida, você: CRIA; PROVOCA;PERMITE"


Pedagogo pela Faculdade de Educação da USP, o Prof. Moisés Zylbersztajn, desde 1983, dedica-se a aplicações da tecnologia no ensino em geral.

Uma das palestras mais esperada por mim, e talvez por isso eu tenha ficado mais empolgado, foi a do Profº Moisés Zylbersztajn - "Tecnologia na Educação: o Uso de Ferramentas Sociais Transformando a Aprendizagem". Entretanto, sua apresentação não me impressionou tanto, mas isso não tira todo o valor que ela teve. Não se engane, não disse que ela foi ruim. Apenas que eu esperava um pouco mais. Talvez por já estar inserido nesses novos meios tenha ficado pouco impressionado com o que o profº falou, já que muitas coisas não eram novidades pra mim. Mas para muitos professores, ainda novatos nas novas mídias, a palestra se caracterizou muito rica em detalhes e informação.
Os exemplos de atividades elaboradas pelo professor, essas sim me deram novas perspectivas, porém nada que eu já não tivesse pensado ou produzido, mudando apenas o suporte midiático utilizado, como o exemplo de um fórum em que as escolas se cadastram e utilizam como um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Todos os links exibidos na palestra foram disponibilizados pelo professor no link
http://www.diigo.com/user/moishe/rsocial. Porém ainda não está on-line o link, aliais um dos motivos para essa postagem ter demorado tanto. Segue também um vídeo apresentado pelo Profº. Moisés sobre redes sociais. Muito interessante e vale muito a pena conferir. Veja abaixo:




Por fim a palestra foi boa, mas, para professores novatos nessas novas linguagens ou ambientes. O professor soube aliar tempo com conteúdo, exibindo diversos ambientes e exemplos de ferramentas sociais, o que garantiu uma explicação mais fácil e bem assimilável para os novatos. Para os veteranos nessa área restou ver a perspectiva do professor sobre a transição da web 1.0 "autoria digital" para a web 2.0 "Produção Coletiva de Conhecimento", que foi feito de forma muito bem explicada, gratificando os já ambientados nas novas tecnologias.


Pierre Levy - Cibercultura [Programa Roda-Viva 08/01/01]



Ouça o PodCast:




Confira a programação completa do dia no link abaixo:
Futuro Eventos



Revisão do Post: Cleo Ricardo - WebMaster do Blog "A centelha"

0 comentários:

Postar um comentário